Resumo das Peças Adquiridas.
- Carburador Holley 650 CFM Mecânico
- Coletor Action Plus marca Weiand
Projeto Inicial
- Instalar um coletor X-Celerator Sigle Plane marca Weiand + Holley 650 + Comando e Retifica dos cabeçotes.
- Escapamento Flowmaster
- Canos de 2,5 em X
Como a mão de obra ficou muito cara e ainda eu teria que comprar o comando, corrente de comando, retifica etc...etc.. deixei pra outra ocasião.
Projeto Atual
- Se livrar do carburador 446, que me desculpem os fãs dos originais, mais o Dodge não merece um carburador igual a esse.
- Fiz uma outra compra de coletor, desta vez um Dual Plane Weiand Action Plus
- Carburador Holley 650 CFM já tinha comprado agora vai esse mesmo...kkkkk
Todas as peças compradas foram importadas dos USA na SpeedRacing e SummitRacing
Agora vamos por a mão na massa e instalar as novas peças.
Holley 650 CFM segundo estágio mecânico, para um comando original, o mais indicado seria um 570 CFM segundo estágio à vácuo. Dizem que é melhor, mais estou satisfeito com o 650 CFM no meu carro.
Coletor Action Plus, encaixa perfeitamente no motor 318.
Primeiro passo:
Pegue uma máquina digital e tire foto de todos os ângulos, assim quando tiver uma dúvida de como estava instalado os conectores, peças, mangueiras etc...ficará mais fácil.
Tem que tirar o distribuidor, então anote com uma fita crepe os números de cada cabo em relação ao distribuidor e ao cilindro. No coletor original tem o numero de cada cilindro, anote no cabo e no corpo na tampa do distribuidor.
Não precisa arrancar os cabos da tampa do distribuidor.
Outra dica, limpe o corpo do distribuidor com um pano umedecido em gasolina ou querosene, faça isso somente se estiver muito sujo, caso contrário basta só passar um pano.
Feito isso, marque a posição do distribuidor, faça um risco no corpo do coletor e outro na mesma direção no no suporte (estou me referindo a um fixador em formato de ferradura que prende o distribuidor).
Faça isso, porque assim você não perde tempo em colocar o carro no ponto, pelo menos vai estar do mesmo jeito que estava. Se precisar depois adiantar ou atrasar a gente fala do assunto mais adiante.
Soltar as conexões, fios e mangueiras, tire fotos antes..
Tirar os fios da cebolinha, do distribuidor, soltar a mangueira do carburador etc... por isso mandei tirar as fotos antes.
Agora é o parto, porque o coletor original fica muito colado, ainda mais se usaram silicone, eu tirei o meu depois de uns 40 minutos, entre o bloco do motor achei um espaço e coloquei uma talhadeira e fui forçando até soltar, foi o único ponto que achei para fazer uma alavanca.
O coletor pesa uns 20 kg ou mais, depois de remove-lo cuidado para não deixar cair nada dentro do motor.
Remova as juntas de metal e guarde uma como referência caso a sua junta precise ser cortada.
Eu usei uma junta flexível e cortei o excesso conforme o modelo original, mais isso é detalhe, e alem da junta ainda usei o silicone de alta temperatura.
Vamos remover o coletor original, soltar todos os parafusos com chave apropriada, nada de gato.
Cuidado para não derrubar nada dentro do motor.
Colocando o coletor NOVO
Notei que alguns parafusos não estavam entrando perfeitamente, ai notei que a ponta do coletor estava encostando no suporte do ar condicionado.
Tirei o coletor, e fiz um pequeno ajuste. Desbastei um pouco no esmeril a ponta onde estava pegando, ai ficou perfeito.
É importante verificar os encaixes antes de colocar as juntas, ainda mais se for com silicone.
Não esqueça de colocar o distribuidor, para ver se vai encaixar perfeitamente, no meu caso eu limei um pouco a base dele para não raspar no coletor novo.
Obs.: Esses ajustes foram muitos simples e rápidos de fazer nada de stress.
No meu caso eu instalei uma junta da marca Mr. Gasket 5840 - Mr. Gasket
http://www.summitracing.com/parts/MRG-5840/?rtype=10
Eu aparei ela para deixa igual ao original, para não tampar os dutos do cabeçote. Tem gente que coloca direto sem fazer ajuste, eu prefiro deixar como estava.
Não usei também as juntas de cortiça porque me orientaram que as mesmas com o passar do tempo dão vazamento.
Eu coloquei silicone em tudo, principalmente para substituir as juntas de cortiça, faça uma linha de 10 mm ou 15 mm para evitar vazamento.
Cuidado para não cair dentro do bloco.
No meu projeto fixei todo o coletor com parafusos em aço inox tipo ALLEN.
Ficou mais bonito, mais tem que tomar cuidado para não estragar as roscas do bloco, nem do parafuso.
Um pouco de graxa nos parafusos é bom, e antes de fixa-los no coletor coloquei cada um no seu devido lugar para ver como as roscas iam se comportar, lembrando que os parafusos são em polegadas.
Montando o carburador Holley 650 Mecânico
Primeiro passo, colocar a junta o carburador e depois os 04 parafusos.
Aperte em X apenas encostando os parafusos, e faça o aperto sem exagero e em X.
O carburador novo já vem regulado de fábrica no meu caso não precisei mexer nele, foi dar a partida e o bicho roncou bonito.
As conexões tem que estar bem instalada para não dar vazamento, portanto faça com cuidado e com vontade.
Geralmente o linha de combustível vaza e o aperto tem que ser bem feito, eu usei antes um veda roscas, não passe nos primeiros fios de rosca, assim você evita que um pedaço dela entre no carburador.
Instale as mangueiras d` água, com juntas corretas e um pouco de silicone, instale a cebolinha de temperatura e os fios necessários.
Por isso pedi para tirar as fotos antes, assim você confere onde estava cada mangueira e cada fio.
Boa sorte....
No meu caso eu tive que conferir o ponto, ai eu deixei ele adiantado em 15 graus, usei uma lâmpada estroboscópica para essa tarefa.
Se você anotar certinho a posição dos cabos e do distribuidor, não terá problema com essa questão.
Boa sorte.
Coletor Action Plus, encaixa perfeitamente no motor 318.
Primeiro passo:
Pegue uma máquina digital e tire foto de todos os ângulos, assim quando tiver uma dúvida de como estava instalado os conectores, peças, mangueiras etc...ficará mais fácil.
Tem que tirar o distribuidor, então anote com uma fita crepe os números de cada cabo em relação ao distribuidor e ao cilindro. No coletor original tem o numero de cada cilindro, anote no cabo e no corpo na tampa do distribuidor.
Não precisa arrancar os cabos da tampa do distribuidor.
Outra dica, limpe o corpo do distribuidor com um pano umedecido em gasolina ou querosene, faça isso somente se estiver muito sujo, caso contrário basta só passar um pano.
Feito isso, marque a posição do distribuidor, faça um risco no corpo do coletor e outro na mesma direção no no suporte (estou me referindo a um fixador em formato de ferradura que prende o distribuidor).
Faça isso, porque assim você não perde tempo em colocar o carro no ponto, pelo menos vai estar do mesmo jeito que estava. Se precisar depois adiantar ou atrasar a gente fala do assunto mais adiante.
Soltar as conexões, fios e mangueiras, tire fotos antes..
Tirar os fios da cebolinha, do distribuidor, soltar a mangueira do carburador etc... por isso mandei tirar as fotos antes.
Agora é o parto, porque o coletor original fica muito colado, ainda mais se usaram silicone, eu tirei o meu depois de uns 40 minutos, entre o bloco do motor achei um espaço e coloquei uma talhadeira e fui forçando até soltar, foi o único ponto que achei para fazer uma alavanca.
O coletor pesa uns 20 kg ou mais, depois de remove-lo cuidado para não deixar cair nada dentro do motor.
Remova as juntas de metal e guarde uma como referência caso a sua junta precise ser cortada.
Eu usei uma junta flexível e cortei o excesso conforme o modelo original, mais isso é detalhe, e alem da junta ainda usei o silicone de alta temperatura.
Vamos remover o coletor original, soltar todos os parafusos com chave apropriada, nada de gato.
Cuidado para não derrubar nada dentro do motor.
Colocando o coletor NOVO
Notei que alguns parafusos não estavam entrando perfeitamente, ai notei que a ponta do coletor estava encostando no suporte do ar condicionado.
Tirei o coletor, e fiz um pequeno ajuste. Desbastei um pouco no esmeril a ponta onde estava pegando, ai ficou perfeito.
É importante verificar os encaixes antes de colocar as juntas, ainda mais se for com silicone.
Não esqueça de colocar o distribuidor, para ver se vai encaixar perfeitamente, no meu caso eu limei um pouco a base dele para não raspar no coletor novo.
Obs.: Esses ajustes foram muitos simples e rápidos de fazer nada de stress.
No meu caso eu instalei uma junta da marca Mr. Gasket 5840 - Mr. Gasket
http://www.summitracing.com/parts/MRG-5840/?rtype=10
Eu aparei ela para deixa igual ao original, para não tampar os dutos do cabeçote. Tem gente que coloca direto sem fazer ajuste, eu prefiro deixar como estava.
Não usei também as juntas de cortiça porque me orientaram que as mesmas com o passar do tempo dão vazamento.
Eu coloquei silicone em tudo, principalmente para substituir as juntas de cortiça, faça uma linha de 10 mm ou 15 mm para evitar vazamento.
Cuidado para não cair dentro do bloco.
Mr. Gasket 5840
Ficou mais bonito, mais tem que tomar cuidado para não estragar as roscas do bloco, nem do parafuso.
Um pouco de graxa nos parafusos é bom, e antes de fixa-los no coletor coloquei cada um no seu devido lugar para ver como as roscas iam se comportar, lembrando que os parafusos são em polegadas.
Coletor Montado
Primeiro passo, colocar a junta o carburador e depois os 04 parafusos.
Aperte em X apenas encostando os parafusos, e faça o aperto sem exagero e em X.
As conexões tem que estar bem instalada para não dar vazamento, portanto faça com cuidado e com vontade.
Geralmente o linha de combustível vaza e o aperto tem que ser bem feito, eu usei antes um veda roscas, não passe nos primeiros fios de rosca, assim você evita que um pedaço dela entre no carburador.
Instale as mangueiras d` água, com juntas corretas e um pouco de silicone, instale a cebolinha de temperatura e os fios necessários.
Por isso pedi para tirar as fotos antes, assim você confere onde estava cada mangueira e cada fio.
Boa sorte....
No meu caso eu tive que conferir o ponto, ai eu deixei ele adiantado em 15 graus, usei uma lâmpada estroboscópica para essa tarefa.
Se você anotar certinho a posição dos cabos e do distribuidor, não terá problema com essa questão.
Boa sorte.
Novo
Antigo
Obrigado pelos amigos do museu do dodge http://www.museudodge.com/ que me deram as dicas para eu terminar o meu projeto.
A instalação valeu muito apena, agora o meu carro ficou melhor para ligar e para andar, além de uma estética muito bonita. digna para um V8 318.
Belo trabalho! Um bom exemplo de como fazer. Este tipo de experiência poupa muito trabalho de quem quer fazer igual.
ResponderExcluirParabéns!
Obrigado Leroi, estou retomando o blog e vou postar mais dicas.
ExcluirAbraço
Amigo, gostaria de saber se você conhe algum lugar que vende bóia e diafrágma do Holley 650?
ResponderExcluirMeu email: bob.augusto@bol.com.br
Caro amigo, desculpa não responder antes, estava com um problema no blog.
ResponderExcluirVocê já deve ter resolvido essa questão. Mas no site museudodge.com tem uma galera que conhece muito sobre Holley.
O Holley tem a vantagem de achar as peças de reposição com uma certa facilidade.
Ainda não precisei comprar nada, porque o meu está zerado.
Posta lá que o pessoal te indica legal.
Você pode tambem falar com o Roger da RogerCar o cara tem muita coisa sobre dodge.
Abraço e boa sorte.
Olá, Estou instalando a mesma configuração no meu DART 73, estou com uma dúvida a respeito da cebolinha de temperatura. Vc utilizou a mesma ou comprou uma específica para essa admissão?
ResponderExcluirBom dia. Frederico, tudo bem ? Cara foi tranquilo a instalação, com alguns cuidados deu tudo certo. Não troquei nada a cebolinha é a mesma. Apenas tirei os niples e instalei a antigo no local, funciona perfeitamente. Como eu coloquei parafusos de inox tem que tomar cuidado no aperto para não ferrar as roscas. Inclusive eu estava instalando os reloginhos que comprei na Summit o mais fácil que era tirar o niple para instalar o sensor de temperatura o mesmo não saiu de jeito nenhum agora tenho que remover o coletor para tirar com cuidado. Nem com extrator consegui tirar. Fique atento a isso, se for instalar faça tudo para não ter esse probleminha que tive.
ResponderExcluirTudo ficou instalado perfeitamente. O Carburador é muito grande para usar sem comando ficou bom para andar em baixa nunca mais tive problema. So que em alta da excesso como pretendo colocar comando etc... vou deixar para fazer o ajuste tudo de uma única vez.
Vc não terá problema se não colocar comando ele vai rodar em baixa de boa. Se não pretende colocar comando agora era bom colocar um Holley 570 com segundo estágio a vácuo,
Nesse caso se já comprou o Holley 650 mecânico e for usar sem comando tambem dá para ajustar o carburador e ficar de boa.
Boa sorte
Obrigado pelas dicas!! Acho que o Holley que eu comprei é 600 cfm, não vou alterar o comando, só mesmo a admissão e o carburador. Não busco performance, mas um pouco mais de segurança e conforto, pois não dá para confiar no DFV, difícil de dar partida e afoga d+.
ExcluirParabéns muito legal o blog.
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